24 de setembro de 2010

Entrevista com João Lúcio Tannure - "Hoje me considero um artista, mas não nos padrões do mundo"


Com muita simplicidade e simpatia, o back-vocal do Diante do Trono João Lúcio Tannure nos concedeu uma entrevista exclusiva, onde ele fala sobre seu ministério pessoal, sua relação com o Diante do Trono e sobre a visão dele para alguns aspectos e temas cristãos. Confira na íntegra a tão esperada entrevista:


Portal DT: João, conte-nos como foi seu processo de conversão.
João Lúcio: Quando eu era criança e adolescente tive experiências muito negativas com alguns crentes e então não me aproximava de uma pessoa quando sabia que ela se dizia crente. Até que conheci a Helena (minha esposa) e percebi que existem crentes e crentes. Ela não me afastou com rigidez, mas me apresentou o Senhor Jesus como alguém que me ama como eu sou. Assim, a partir daí ficou fácil né??? Eu busquei e encontrei!!!

Portal DT: Uma curiosidade sua é que você sabe tocar teclado, e que você começou no Ministério de Louvor da Lagoinha fazendo isso. Você gosta mais de cantar ou de tocar teclado?
João Lúcio: Hoje, pela prática, gosto mais de cantar, mas sei que preciso “desenterrar” o dom de tocar teclado. As viagens com a Helena agora podem ser uma boa oportunidade!!!

Portal DT: Em entrevista ao Geração DT você disse "Não somos artistas. Certo??? Então não precisamos (e nem gostamos muito) de dar autógrafos, por exemplo [...]". Como você vê a admiração excessiva ou até mesmo idólatra a alguns ministérios gospeis como o Diante do Trono?
João Lúcio: Hoje penso diferente, pois estamos sempre mudando e crescendo. Hoje me considero um artista, mas não no padrão do mundo. Sou um artista por que me envolvo com as artes e, como cristão, procuro colocar este meu lado também a serviço do Senhor. Quanto ao “assédio” sei que existem pessoas que querem apenas uma recordação, como uma foto, por exemplo, e aí não tem nenhum problema, mas quando percebo uma atitude mais exagerada sugerindo idolatria ainda que sem perceber, tento encontrar o equilíbrio entre ser gentil com a pessoa sem alimentar aquela postura. Isso quase sempre é difícil, mas vamos caminhando!

Portal DT: Um dos grandes tesouros para um ministro é ser submisso a sua liderança. Como é estar sob liderança do DT (Ana) e quais os proveitos disso? (Enviada pelo Douglas Ferraz de São Paulo - SP)
João Lúcio: A Ana, sem dúvida nenhuma, é a pessoa a quem Deus deu e dá a visão do ministério Diante do Trono e isto não é algo imposto, mas reconhecido por todos que fazem parte do grupo, então, se sou integrante do DT, sou submisso, com alegria, á direção dada por Deus à Ana. Temos outros líderes importantes do DT como o Sérgio e a Pra. Ezenete e cada um em sua área, também foi instituído por Deus para tal liderança. O liderado como eu, deve fazer tudo como se fosse diretamente para Deus e esperar Dele o reconhecimento. Nossos líderes são pessoas, também falham, mas devemos honrá-los sempre.

Portal DT:
Líderes de ministérios são criticados por serem a favor da "Teologia da Prosperidade". Qual sua visão sobre prosperidade?
João Lúcio: A prosperidade é algo que vem pela fidelidade ao Senhor. O Pr Márcio sempre nos ensinou que prosperidade é ter para suprir a nossa necessidade e também a de outros. Portanto, qualquer outra razão ou motivação para se próspero não é legal! Podemos e devemos almejar a prosperidade, mas sem perder jamais a simplicidade.

Portal DT: A Helena Tannure em entrevista à comunidade do DT no Orkut disse que ela achava que escutar música secular não é pecado. Você também pensa assim?
João Lúcio: Não há nenhum texto bíblico que diga que ouvir música secular é pecado, pelo menos eu não encontrei. Entretanto em Filipenses 4:8 a palavra nos diz o que deve ocupar o nosso pensamento: o que é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável, de boa fama, que possui louvor ou virtude. Cada cristão verdadeiro possui o espírito santo que sempre nos alerta quanto ao que é saudável para nosso espírito, alma e corpo. Então ouçamos o espírito santo dentro de nós e vamos procurar nos alimentar daquilo que realmente produzirá bons frutos em nós!!!

Portal DT: Como é dar voz ao Ed do Crianças DT?
João Lúcio: Muuuuuuito gratificante, divertido e compensador! É tremendo quando sabemos de uma criança (e as vezes adultos) que encontraram a Jesus através dos CDs ou Livros infantis do DT.

Portal DT: O que falta, na sua opinião, à Igreja do Senhor nos dias de hoje?
João Lúcio: Ainda falta UNIDADE. Infelizmente!

Portal DT: Em quais projetos você está trabalhando atualmente?
João Lúcio: Acabamos de gravar o Aleluia, DT13. Neste momento tenho acompanhado a Helena em viagens pelo Brasil para dividir o que Deus tem trabalhado em nossas vidas. Estamos educando nossos filhos (nosso principal projeto) e continuo como professor de matemática em duas escoas de BH.

Bate-Bola:

Uma comida: Strogonofe de frango (da Helena)
Um hobby: Assistir jogos de futebol
O que mais te deixa irritado: Pirraça
O que mais te deixa feliz: Ver o cumprimento dos planos de Deus na vida de nossos filhos.
Um versículo: Eclesistes 3:11 (parte a)
Uma música: Preciso de Ti
Um momento marcante: Meu casamento.
Onde gostaria de levar a palavra? Aos adolescentes e jovens.
O segredo da felicidade: A simplicidade
Andar com Jesus... é muito bom!

Fonte: Portal DT

Perguntas: Tadeu Ribeiro
Auxiliar: Gustavo Barros
Arte: Bianca Barros