1 de setembro de 2011

Testemunho de fiel da Igreja Universal vai virar série na TV Record

A Record está preparando a produção de uma nova minissérie baseada em um testemunho de uma fiel da Igreja Universal do Reino de Deus. “Bárbara” terá cinco capítulos e mostra a vida de uma ex-mulher de traficante que se converteu, depois de uma vida toda de sofrimento e destruição.

De acordo com uma nota do portal UOL, o pedido da realização dessa minissérie partiu do próprio bispo Edir Macedo, que entrevistou Bárbara Oliveira ao vivo em um programa da IURD TV.

A minissérie irá ao ar no final do ano, mas ainda não há detalhes sobre a produção como o nome do diretor, nome de atores e etc. Tudo isso será divulgado em breve.



Fonte: Gospelprime

Proporção de católicos volta a cair no Brasil; crescem evangélicos e ateus

Segundo estudo da FGV, católicos
são 68,4% da população brasileira,
contra 73,8% em 2003
A Igreja Católica voltou a perder adeptos no Brasil, enquanto cresceu a quantidade de evangélicos e de pessoas que se declaram sem religião, aponta estudo publicado nesta terça-feira pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas.

Segundo o Novo Mapa das Religiões, coordenado pelo pesquisador Marcelo Néri, os católicos passaram de 73,8% da população em 2003 para 68,4% em 2009 - uma queda de 5,4 pontos percentuais.

Ao mesmo tempo, os evangélicos passaram a representar 20,2% da população, contra 17,9% em 2003. O grupo dos “sem religião” (ateus e agnósticos), que era de 5,1% em 2003, subiu para 6,7% em 2009.
O levantamento foi feito a partir de dados de mais de 200 mil entrevistas da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), do IBGE.


A queda na participação dos católicos na população vem sendo lenta, porém constante, desde o início do século passado, mas havia se mantido estável na medição anterior da FGV, entre 2000 e 2003.

Ao mesmo tempo, os evangélicos passaram a representar 20,2% da população, contra 17,9% em 2003. O grupo dos “sem religião” (ateus e agnósticos), que era de 5,1% em 2003, subiu para 6,7% em 2009.
O levantamento foi feito a partir de dados de mais de 200 mil entrevistas da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), do IBGE.


A queda na participação dos católicos na população vem sendo lenta, porém constante, desde o início do século passado, mas havia se mantido estável na medição anterior da FGV, entre 2000 e 2003.



No que diz respeito à divisão geográfica, a maior concentração de católicos é nos Estados do Nordeste brasileiro - no Piauí, 87,9% da população é católica, contra 68,4% da média nacional.


“Os dados demonstram claramente que a velha pobreza brasileira (como áreas rurais do Nordeste, mais assistidas por programas sociais) continua católica, enquanto a nova pobreza (como a periferia dessasistida das grandes cidades) estaria migrando para as novas igrejas pentecostais e para os segmentos sem religião”, diz o estudo da FGV.

Ao mesmo tempo, porém, a renda familiar per capita dos evangélicos é 6,9% inferior à dos católicos - justamente pelo fato de o catolicismo ainda ter presença relevante na elite econômica brasileira.
Com relação aos gêneros, as mulheres brasileiras, ao mesmo tempo em que são mais religiosas do que os homens, hoje são menos católicas: entre os que possuem religião, 75,3% dos homens são católicos; entre as mulheres, esse índice cai para 71,3%.


“Enquanto os homens abandonaram as crenças, as mulheres trocaram de crença, preservando mais do que eles a religiosidade”, diz a pesquisa.



Fonte: BBC Brasil

Adolescente evangélico faz campanha na internet para realizar o sonho de ir a Expocristã

Qual o preço de um sonho? Ainda mais de uma criança? Se para muitos, a maioria das coisas e chances da vida passam por despercebido, para outros significa uma verdadeira felicidade, por mais simples e possível que seja. Entretanto, não há sonho que se realize sem dedicação, esforço e principalmente fé. Com apenas 15 anos de idade, Hiago Natan, mais do qualquer um, sabe disso.

Seu sonho é simples: conhecer e participar da EXPOCRISTÃ 2011, que neste ano acontece de 20 a 25 de setembro no Anhembi. E para isso, o jovem garoto arregaçou as mangas e foi atrás. Como? Através da internet. Há cerca de uma semana, os organizadores do maior evento internacional de produtos e serviços para cristãos têm recebido, nas páginas do Twitter e Facebook, mensagens de internautas com o link de um vídeo intitulado ‘Juntos em busca de um sonho’. Nele, Hiago Natan conta sua história e clama por ajuda de seguidores do twitter.

“Meu nome é Hiago Natan e é com muita humildade com que venho pedir a sua importante ajuda. Assim como todo mundo, tenho um sonho, mas infelizmente não tenho condições de realizá-lo. Para muitos pode não ser importante, mas para mim tem um grande valor. Sempre quis ir a um evento gospel. Tenho 15 anos, sou evangélico desde os quatro e nunca tive essa oportunidade. Por favor, me ajude. Coloque em twitter a hashtag #ExpoCristaLevaHiagoNatan, para que a equipe da EXPOCRISTÃ possa ver. Nos vemos nos TT’s…”. (Trend Topics são os temas mais buscados num determinado período de tempo).

Até o momento, a iniciativa do garoto tem dado certo. Organizadores da EXPOCRISTÃ já tomaram conhecimento da história do garoto e o vídeo está se tornando um sucesso na rede. No twitter, a frase #ExpoCristaLevaHiagoNatan também vai caminhando rumo ao resultado.

No twitter, Hiago atende por @HiagoNatanG3. Para seguir e acompanhar as novidades da EXPOCRISTÃ 2011, o perfil é @EXPOCRISTA.



Fonte: Expocristã

Livros, TVs, templos, CDs: Conheça o que faz dinheiro no meio evangélico

Rua Conde de Sarzedas, no centro de São Paulo,
se especializou em atender público cristão
Mercado bilionário crescente, mas ainda pouco estudado, o segmento de produtos cristãos movimenta estimados R$ 12 bilhões por ano no Brasil, segundo cálculos de Mário René, professor de Ciências do Consumo Aplicadas na ESPM e doutor em teologia prática.

Grande parte desses negócios é destinada principalmente aos evangélicos, que crescem em número e em importância econômica no país.

Em paralelo, algumas igrejas evangélicas adquirem espaços milionários na grade de TV aberta brasileira e tomam parte em empreitadas que vão desde a construção de grandes templos até participação em empresas de engenharia e de telecomunicações.

Conheça abaixo alguns dos elementos que compõem esse mercado:

Templo de Salomão

Um terreno de 28 mil metros quadrados – área superior à do Parque Buenos Aires, em São Paulo – vai abrigar o Templo de Salomão, a maior construção da Igreja Universal do Reino de Deus.

Trata-se de uma reprodução de um histórico templo israelense, que está em fase inicial de construção na avenida Celso Garcia, no Brás (Zona Leste de São Paulo). Terá, segundo material de divulgação da própria Iurd, altura equivalente a um prédio de 18 andares, poderá abrigar até 10 mil pessoas sentadas e custará entre R$ 300 milhões e R$ 350 milhões.

O recurso virá de fiéis e “admiradores” do projeto, também de acordo com a Igreja Universal.

Telecomunicações e mídia

Igrejas e pastores evangélicos detêm dezenas de concessões de emissoras e rádios de TV, além de participação na mídia impressa – um exemplo é a Folha Universal, jornal semanal da Iurd com tiragem declarada de 2,3 milhões de exemplares.

Mas o mais proeminente negócio midiático relacionado aos evangélicos é a Rede Record, controlada desde 1989 por Edir Macedo, fundador da Universal.

Embora tanto a igreja como o grupo midiático sejam do mesmo dono, a Record diz que não sofre interferências da igreja, que é considerada apenas “um cliente” pela emissora.

As evangélicas também adquirem cerca de 130 horas semanais nas grades de algumas das principais emissoras de TV abertas do país – RedeTV!, Record, Band e Gazeta.

Relatos na imprensa dão conta de que o SBT negocia a venda de seu horário da madrugada para a Igreja Mundial; a assessoria da emissora diz que não há nada confirmado.

Produtos de consumo

A Assembleia de Deus oferece dois tipos de cartão de crédito, o Missionário e o Gold, este último dono de um perfil próprio no Twitter. A Igreja Internacional da Graça de Deus lançou o seu cartão de crédito Igreja da Graça. São exemplos de produtos destinados especialmente para o público evangélico.

A empresa Z3, do interior de São Paulo, se especializou em atender esse público, com livros e jogos infantis com histórias religiosas. “Nossa rede tem crescido, então acredito na expansão desse mercado”, diz Kátia Vieira, funcionária da Z3. “Todos os dias recebemos clientes novos, quase exclusivamente do público evangélico. Estão sempre à procura de coisas novas.”

Rua especializada


Uma pequena ladeira no Centro de São Paulo se tornou um ponto de encontro de consumidores e fornecedores de produtos cristãos. A rua Conde de Sarzedas tem dezenas de lojas especializadas, que oferecem de bíblias e CDs a jogos infantis, óleos de unção, produtos com frases que remetem a Deus e pacotes de viagem.

É ali que a cantora Mara Maravilha mantém uma loja, que vende seus CDs e DVDs de música gospel. No andar de cima da mesma galeria, funciona a Terra Santa Viagens, que fecha cerca de uma caravana por mês (com cerca de 50 pessoas) para turismo em cidades como Jerusalém, em Israel, e Belém, na Cisjordânia.

“A procura tem sido constante”, diz Fernanda, uma das funcionárias. O principal público, ela acrescenta, é o evangélico.

Feiras setoriais

O empresário Eduardo Berzin Filho trabalha há 15 anos para o público evangélico, com a produção de revistas, sites e programas de TV. Há dez anos, lançou a ExpoCristã, que levou, segundo ele, 160 mil visitantes em 2010 ao centro de eventos do Anhembi, em São Paulo.

O evento reuniu atrações da música gospel, exposição de arte cristã e a venda de livros, produtos especializados e mobiliário para templos. A edição de 2011 da ExpoCristã está marcada para setembro.

Evento semelhante é realizado há sete anos em Curitiba por Jôfran Alves, que com sua esposa criou a ExpoCristo. A edição mais recente ocorreu em julho, também com atrações musicais, editoras, gravadoras, e até empresas que prestam serviço de segurança para templos. A ideia é atender bem a um “público que consome de tudo”, como o cristão, segundo Alves.

Mercados fonográfico e editorial

Há poucos dados disponíveis sobre os segmentos de livros evangélicos e de música gospel, mas há indícios de crescimento e alta no consumo.

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) diz que a produção de livros religiosos cresceu 39,2% em 2010 em comparação com número anterior, dado que inclui livros católicos – o crescimento, inclusive, foi puxado por um livro do padre Marcelo Rossi.

A CBL não tem dados específicos sobre o mercado editorial evangélico, mas percebe crescimento.

“Nossa percepção é de que o público evangélico tem grande participação, e é crescente”, diz à BBC Karine Pansa, presidente da Câmara. “Isso se dá pela cultura de ter uma bíblia para cada pessoa, de ter bíblias específicas, e pela vontade que esse público tem de aprender.”

Sobre o mercado fonográfico gospel, a Associação Brasileira de Produtores de Discos diz não ter dados específicos, mas alguns dados confirmam a força do segmento.
Bíblias na rua Conde de Sarzedas

Mercado editorial segmentado também tem crescido


Aline Barros, uma das mais conhecidas cantoras gospel, contabiliza 3,6 milhões de acessos em seu canal no YouTube. Damares, outro nome famoso desse mercado, vendeu 170 mil cópias de seu último CD e recebeu discos de ouro e platina. André Valadão tem nove CDs e cinco DVDs gravados em sete anos de carreira solo.

Serviços de apoio

Para amparar a construção de templos e sua gestão, foram criadas empresas e entidades que prestam serviços especializados.

Algumas têm elos com as próprias igrejas – caso do Engiurd, o Departamento de Engenharia da Igreja Universal do Reino de Deus, criado para “otimizar recursos em nossos processos de construção, reforma e manutenção de templos”, segundo o site da empresa.

Outras entidades prestam serviços para diferentes congregações. É o caso da Sepal (Servindo aos Pastores e Líderes), que ensina técnicas de liderança e gestão de negócios para pastores e líderes religiosos e comunitários, além de realizar pesquisas para identificar regiões “com necessidades missionárias e sociais” que podem ser atendidas por congregações.

Fonte: BBC Brasil

Deputado evangélico prende falso pastor que vende pela internet títulos de Apóstolo, Bispo e até unções

O cidadão Walter da Silva Filho (foto), foi preso no Paraná por falsidade ideológica, usando do título de pastor e presidente do Conselho Federal de Teologia (CFT) para arrecadação de verba.

A prisão do falso pastor foi feita no último dia 23 pelo Deputado e delegado – licenciado pela Polícia Federal – evangélico Fernando Francischini (PSDB-PR). Silva Filho apresentou uma proposta a Francischini e ao Deputado Paulo Freire (PR-SP) na qual os parlamentares lhe ajudassem a conseguir novos adeptos para o órgão (CFT) e a cada R$ 200 mil arrecadados com a cobrança de uma anuidade de R$ 545,00, R$50 mil ficariam para os dois congressistas.

Os deputados filmaram a conversa em que Silva filho fez a proposta no gabinete de Freire, a voz de prisão dado pelo delegado Francischini deu por findado um golpe que envolvia religião e 3 mil pessoas de boa fé que já haviam se filiado ao falso órgão (número informado por Silva Filho aos congressistas).

O que Silva Filho não esperava é que Freire desconfiaria dos documentos apresentados com supostas assinaturas e impressão digital do procurador-geral da República – Roberto Gurgel – e viesse pedir ajuda para Francischini para então descobrirem que o suposto conselho não existia e que o auto-intitulado apóstolo era na verdade terceiro sargento do Corpo de Bombeiro Militar do Rio de Janeiro. A principal intenção era aproximação de Freire, por este ser filho de Jose Wellington – presidente da Assembleia de Deus.

Não é raro encontrarmos casos onde pessoas auto intitulam-se como pastores (apóstolos) e que usem deste para conseguirem próprios benefícios, no entensto, a bíblia nos mostra que ‘apóstolo’ é alguém enviado por Jesus para pregar o evangelho, tendo um chamado para exercer tal função na terra.

Uma série de notícias publicadas pelo Gospel+ em março deste ano, mostra que instituições que vendem títulos de Apóstolo e de unções criadas por igrejas para consagrar aos mesmos realmente existem.

Temos como exemplo, a A Convenção dos Ministros Evangélicos do Brasil, o Seminário Internacional de Teologia  onde você “investe” R$ 1.950,00 e faz um curso que lhe dá o direito de ser chamado de apóstolo e o ‘Congresso de Consagração’ que acontecerá em outubro deste ano em Minas Gerais, nas informações sobre a unção dos novos apóstolos seguem as seguintes constatações:

“Para filiados ao CFP, Convenções ou aluno da Faculdade Gospel o valor é R$ 600,00 á vista ou parcelado em 6x  R$ 100,00 no cartão sem juros. Para não filiados ou não alunos o valor é R$ 1.000,00 á vista ou 10x R$ 100,00 no cartão sem juros. Não cobramos para consagrar e ungir o valor é para cobrir as despesas de: Jantar dia 09 sexta, pernoite de sexta para sábado, café dia 10 sábado, almoço dia 10, beca de formatura, locação do salão do salão de eventos, som e filmagem para retransmitir na TV e ata de consagração. Para acompanhante como esposa, marido, filho ou amigo pagará R$ 200,00 ou 2x de R$ 100,00 no cartão.”

Fonte: Gospel+

Artista retrata Jesus Cristo musculoso, fazendo pose e com tatuagem no braço

Uma foto da pintura de Stephen Sawyer “No Appoitmenst Necessary” mostra um homem de calça jeans e uma camiseta branca, flexionando seu tricep direito e mostrando a tatuagem em seu braço direito. O homem na pintura, que tem uma barba e cabelos longos e castanhos, é forte e masculino – e seu nome é Jesus.

O objetivo do artista cristão de 58 anos de idade, de acordo com o seu website “Art of God”, é a usar suas pinturas para “refletir a vida e os ensinamentos de Jesus de Nazaré, no século 21.”
A pintura acima descrita tem aparecido em centenas de jornais ao redor do mundo, diz Sawyer, incluindo o Jerusalem Post.
“Aquelas pessoas que têm tatuagens, muitas das quais são motociclistas, que transformaram o seu coração para Deus … ao invés de ser abraçado por comunhão cristã … eles tinham Levítico os empurrando para fora”, Sawyer disse ao The Christian Post na terça-feira ao explicar a finalidade da pintura.

“Essa foi a minha forma de dizer: ‘Parem de julgar as pessoas com base na parte externa do seu copo’”, disse ele.

Ele estava se referindo a Levítico 19:28, que na Nova Versão Internacional diz: “Não … colocar marcas de tatuagem em si mesmo..”

Outra das pinturas Sawyers, “Undefeated”, retrata Jesus como um boxeador no ringue.

“Originalmente, fiz isso para os jovens, porque eu sentia que não precisava ver Jesus como um magro, desgastado, por vezes, um salvador, excessivamente efeminado”, disse ele, “e eu queria fazer algo que lhes daria uma nova maneira de interpretar o seu amor por Jesus de Nazaré “.

Sawyer diz que tem sido um artista desde que estava no jardim de infância, mas ele passou por “alguns desvios” ao longo do caminho enquanto procurava a carreira que era certa para ele. Ele é graduado da Universidade de Kentucky , onde estudou arquitetura e engenharia.

Embora algumas pessoas se ofendam com a maneira como ele retrata Cristo, Sawyer diz que “95 por cento” das pessoas que vêem seu trabalho se relacionam com ele de uma forma positiva. Aqueles que não, diz ele, geralmente são “fariseus modernos”, que “criam um Deus muito crítico baseado no fato de que eles são muito críticos”.

Ele usa um modelo da vida real, Dove Tyrone Gardner, como uma ajuda visual ao criar suas pinturas sobre Jesus. Ele olhou através de milhares de modelos de potencial de mais de 20 anos antes que encontrasse o certo.

“O que eu não estava procurando era uma representação historicamente precisa de Jesus, porque eu não tenho idéia de como Jesus parecia”, diz Sawyer. “é apenas pura especulação.”

Ele acrescentou: “Eu estava procurando por um belo exemplar de um ser humano e eu sinto que eu o encontrei”.

Além de mostrar Jesus como um homem moderno, Sawyer também transmitiu questões como abuso sexual e dependência de drogas através de sua arte.

“Eu tentei resolver o que eu considero são algumas das questões muito importantes que ajudam a manter o Cristianismo relevante em vez de no passado”, disse ele.

Fonte: The Christian Post

Conheça a capa do primeiro CD de Bruna Martins

A Graça Music divulgou a capa do primeiro CD da cantora Bruna Martins. O título será “Minhas Canções na Voz de Bruna Martins”. Assim como os demais CDs “Minhas Canções” da gravadora as composições são de autoria do missionário R.R. Soares.

O album conta com 12 faixas e foi produzido por Michael Sullivan e segue o estilo pop/adoração. Conheça abaixo a capa do CD de Bruna Martins:

Abaixo veja Bruna Martins ministrando a canção Mais Perto de Deus:
Fonte: Gospel+
Com informações de Graça Music Blog