A pioneira das baladas gospel foi a igreja Renascer em Cristo, que trouxe em 2008 a primeira edição da Balada Sky. Esta levou cerca de quase mil pessoas (um número na época relevante em relação ao tamanho do local) a Igreja Renascer em Moema, dando início ao novo segmento em São Paulo, as Baladas Gospel.
A proposta da Balada Sky segundo os idealizadores seria para evangelizar e promover um ambiente de descontração aos jovens cristãos. A festa tem como obrigatoriedade o uso de vestimentas brancas, que representa um novo estilo de vida, uma vida de caminhada na santidade de Deus.
Muito polêmica, a balada gospel ainda não é muito bem aceita pela maioria dos evangélicos brasileiro. Mas para Sergio Behren ela é uma forma válida de diversão da juventude cristã, onde fala a respeito da sua experiência ao ir pela primeira vez para uma balada gospel:
“É interessante participar deste tipo de evento, visto que estamos praticamente nos tornando semelhantes ao mundo ou ao menos utilizando as mesmas ferramentas de diversão? Mas também será que não é importante existir eventos para que os jovens crentes possuam algo para se divertir de verdade?”
Confira alguns minutos da Balada Gospel Renascer – SKY de 2010:
Fonte: Gospel+