15 de janeiro de 2012

Pastor Joel Osteen afirma que gays serão aceitos no céu mas precisam se arrepender

Em uma entrevista ao programa televisivo de Oprah Winfrey, o pastor Joel Osteen respondeu a perguntas sobre homossexualidade e prosperidade. Osteen é líder da mega igreja de Lakewood, que possui centenas de templos espalhados pelos Estados Unidos.

A apresentadora questionou Osteen sobre sua opinião acerca dos homossexuais. Oprah perguntou se ele acreditava que os homossexuais poderiam ir para o céu e ganhar a salvação. “Acredito que uma pessoa gay será aceita no céu” disse o pastor que afirmou também que Deus acolhe a todos que se arrependem de seus pecados.

“A acredito que você tem que ter o perdão pelos seus pecados, mas às vezes nós [cristãos] olhamos o homossexualismo como sendo um pecado maior do que o dos orgulhosos ou dos que não dizem a verdade”, disse o pastor, ressaltando que Deus não classifica níveis de pecado.

Osteen disse também que a Bíblia mostra claramente a homossexualidade como sendo pecado, mas que ninguém teria uma chance no céu se não pudesse ser perdoado.

Questionado sobre a crítica recorrente de que suas mensagens falam muito em prosperidade e pouco a respeito de Cristo, o pastor respondeu que qualquer fortuna que possa possuir é uma bênção de Deus, que o capacita a ser uma bênção para os outros. Segundo o The Christian Post ele afirmou também que sua renda é derivada principalmente dos livros que escreve e não de dinheiro proveniente da congregação.

Ainda falando sobre prosperidade o líder religioso disse discordar da ideia de que alguns seriam menos afortunados por não orarem o suficiente. Segundo ele “Deus tem um plano para vida de todo mundo e todos são capazes de alcançar grandes coisas. Há algumas pessoas que simplesmente não romperam as barreiras”. O pastor completou dizendo que o sentido bíblico para prosperidade não seria uma referência apenas para bens materiais, mas também para a paz para a mente e o corpo.

Fonte: Gospel+

Livros cristãos são responsáveis por impulsionar o mercado editorial brasileiro

O segmento de livros religiosos é o que mais cresce no Brasil. De acordo com estimativas da Associação de Editores Cristãos (Asec) apenas o mercado de livros cristãos faturou R$ 479 milhões em 2011. E a projeção da Asec é um crescimento de 14,4% em 2012, chegando a R$ 548 milhões.

De acordo com o Valor Econômico a Câmara Brasileira do Livro/Fipe divulgou que a categoria de livros religiosos foi responsável por 14,7% do faturamento total do mercado em 2012.

Para atender esse mercado em expansão o segmento passa por transformações, incluindo a entrada de novas editoras, parcerias com grupos internacionais e a investida de empresas seculares.

A Novo Século criou a editora Ágape em 2011, voltada para o segmento, e adquiriu alguns títulos e a utilização da marca da editora Naós (com 16 anos de atuação). A Thomas Nelson Publishers, gigante americana do mercado editorial cristão, fez uma joint venture há cinco anos com a Ediouro, formando a Thomas Nelson Brasil.

A Globo Livros também está investindo no mercado, em 2011 a editora lançou o livro “Ágape” do padre Marcelo Rossi, que se tornou o maior best-seller brasileiro do ano, com mais de 7,2 milhões de cópias vendidas.

Sinval Filho, coordenador executivo da Asec, afirma que as parcerias de editoras nacionais com grandes grupos estrangeiros é uma tendência que irá aumentar nos próximos anos. De acordo com ele “empresas não só dos Estados Unidos, mas da Europa, da África e da Ásia têm olhado para o Brasil”, o representante da Asec completa dizendo que “para algumas editoras, o Brasil representa metade de seus contratos internacionais”.

O executivo aponta também para a deficiência da distribuição no país. Segundo ele o Brasil conta apenas com 1,5 mil pontos de venda evangélicos e das cerca de 400 mil igrejas evangélicas no país, apenas cem são pontos de venda de livros. Sinval afirma ainda que mesmo que a população de evangélicos do Brasil, que cresce 7% ao ano, permanecesse estagnada seria um grande desafio atendê-la.

Fonte: Gospel+

Ministério Público Federal de Goiás denuncia pastora por escravizar criança indígena

Na última quarta feira (11) o Ministério Público Federal de Goiás (MPF/GO) publicou uma denúncia contra uma pastora evangélica. A pastora é acusada de escravizar uma menina indígena de apenas 11 anos de idade.

A nota do MPF informa que a situação da criança, que prestava serviços domésticos à pastora desde 2009, só foi descoberta quando professores da escola em que a menina estuda foram averiguar sinais de maus tratos que ela apresentava. Os professores perceberam que a indígena sempre estava com roupas sujas e nunca conseguia fazer os deveres escolares, e também mantinha um comportamento acuado.

Ao conversarem com a criança, os professores identificaram a violência doméstica e encaminharam a denúncia para a Polícia Civil de Goiânia.

De acordo com o The Christian Post, a menina nasceu na aldeia indígena de São Marcos, em Barra do Garças (503 km de Cuiabá), e se mudou com sua família para Goiás para tratamento médico. O pai dela, em busca de apoio religioso, recebeu a proposta da pastora de levá-la para casa, onde poderia receber educação e ter moradia, mas onde acabou sendo submetida a uma alta carga de serviços domésticos.

Todos os nomes dos envolvidos no caso estão sendo mantidos em sigilo pela justiça, que ainda investiga a possibilidade de castigos corporais, má alimentação e da criança ter sido obrigada a entregar panfletos da igreja nas ruas da cidade.

Fonte: Gospel+

BBB 12: campanha é feita para retirar a evangélica Jakeline Leal do Big Brother após ela chorar de saudades por galinhas

A reação à participação da evangélica Jakeline Leal no reality show Big Brother Brasil 12 não tem sido das melhores para a baiana. Logo nos dois primeiros dias de seu confinamento na casa do programa, Jakeline , que é estudante de zootecnia, chorou de saudades de seu galo de estimação, Fabiano.

A rejeição à participante evangélica no programa virou assunto no Twitter, com a hashtag #forajakeline. O Pavablog listou as críticas de alguns blogueiros à postura da participante, que não despertou a simpatia destes e acrescentou vozes à campanha para que Jakeline seja retirada do programa.

O blogueiro João Márcio foi direto e incisivo em suas críticas a Jakeline, e pediu a saída dela do programa. “Jakeline: menina insuportáveeeeeel! Não quero mais ver sua carinhaaaaaa! (sic). Com cinco minutos de programa eu já estava de saco cheio dessa garota. Ela precisa simular retardamento mental e pureza de espírito o tempo todo? Esperem a primeira tequila (opa, ela não bebe)”, ironizou.

Não menos irônica, a blogueira Katylene fez suas observações: “Se depender dessa cara, Jak sai na primeyra semana, néan? A fofa, que é evanshélica, lishtou em sua página do Facetruque seus livrosh favoritosh: A Bíblia (êta god), “O Desafio de Amar”, “Marley e eu” e “A Cabana”, Ou seje, limpar um elefantchy com um cotonetchy é mais divertido do que cinco minuto junto de Jak (sic)”, afirmou Katylene, criticando as escolhas literárias de Jakeline Leal.

O blog “Cleycianne”, personagem criado para satirizar evangélicos, postou observação em relação à apresentação feita pela produção do programa para Jakeline: “Por que (…) colocam um nariz de palhaço nela? A globo tá chamando os crente de palhaço, é? Sangue no zóio em Cristo!! (sic)”, zombou.

Fonte: Gospel+

Líder de grupo radical islâmico faz vídeo desafiando presidente cristão da Nigéria

O imã Abubakar Shekau, líder do grupo radical islâmico Boko Haram, publicou um vídeo onde desafia o presidente nigeriano Goodluck Jonathan e promete novos ataques no país, que está dividido pela religião e dominado por conflitos.

O grupo é responsável por ataques no nordeste da Nigéria e em sua capital, que deixaram mais de 500 mortos somente no ano passado.

No vídeo de 15 minutos Shekau confirma sua posição como líder do Boko Haram. O grupo vem se aproveitando do crescimento da desconfiança em relação ao governo por parte dos muçulmanos do norte do país. O governo federal, liderado por um presidente cristão, está sendo considerado fraco e suas decisões provocaram, inclusive, uma greve geral no país.

Usando o dialeto Hausa, próprio do norte da Nigéria o líder islâmico afirmou: “No final, eles dizem que deviam nos matar. Eles nos matam. Eles queimam nossas casas. Eles queimam nossas mesquitas”.

Shekau também citou uma lista de regiões onde muçulmanos foram mortos por conta da violência pela Nigéria. “As pessoas estão falando sobre nós, que somos uma doença, um câncer, ao povo da Nigéria”, disse. “Mas nós não somos um câncer, nós não somos uma doença. E nós não somos pessoas cruéis com maus costumes. Se as pessoas não nos conhecem, Alá nos conhece.”

Sentando entre dois rifles e usando colete a prova de balas Shekau afirmou: “Todas essas coisas que vocês estão vendo acontecer, é Alá que tem feito, porque vocês se recusam a acreditar nele e vocês se utilizam mal de sua religião”, o líder islâmico ainda falou diretamente ao presidente: “Você [Goodluck Jonathan] pode encontrar outras pessoas que pensam que o que nós estamos fazendo é bom.”

De acordo com o Último Segundo Shekau criticou Goodluck Jonathan por falar sobre o Boko Haram e sugeriu que o grupo tem muito mais apoio popular norte nigeriano do que as autoridades imaginavam.

Fonte: Gospel+

Você é a favor ou contra a Globo realizar eventos gospel? Pastor Marco Feliciano comenta

O Festival Promessas, realizado pela TV Globo, continua sendo motivo de discussão entre evangélicos em todo o país. No último dia 09/01 o pastor e deputado federal Marco Feliciano foi questionado por seus seguidores no Twitter sobre sua opinião a respeito da organização de eventos gospel pela emissora.

“Há uma avalanche de perguntas sobre o q eu acho da abertura que a Globo está dando ao meio gospel, sobre o Caldeirão do Hulk, enfim vamos lá”, escreveu o pastor ao introduzir o assunto. “Há pouco ou quase nenhum mérito em ser luz na luz. Mas ser Luz nas trevas faz uma grande diferença! Estão falando sobre guerra de Record x Globo… Que importa? O louvor foi entoado e o Brasil todo ouviu!”.

Na visão de Feliciano, a emissora carioca pode ser um grande meio de evangelização: “Se eles (Globo) querem nos usar como alguns tem dito, ora, vamos inverter isso, vamos nós usá-los! Não somos tão bobinhos ao ponto de acreditarmos que a mídia secular agora nos ama. É uma moeda de troca, damos audiência, recebemos oportunidade”, opinou o pastor, que ressaltou: “Agora receio que aqueles que estão tendo esta oportunidade não suportem as luzes da ribalta, e percam o seu alvo. Mas aí, é com eles! Oremos!”.

A um de seus seguidores, respondeu questionando se o alcance da emissora poderia ser mensurado: “Já imaginou onde a Globo entra? Quantos lares? Já ouviu falar de alguém que através de um louvor aceitou a Cristo?”, escreveu o pastor.

Marco Feliciano também repreendeu seus seguidores com opinião contrária, ressaltando a importância da pregação: “Alguém ai consegue dimensionar quantas pessoas afastadas, ou não cristãs ouviram o louvor pela transmissão da Rede Globo? Não é união entre igreja e mídia secular! É oportunidade encontrada, aproveitada e ponto. Você que tá escandalizado, não assista! Deixe o os outros”


Fonte: Gospel+

10 de janeiro de 2012

Música gospel é reconhecida como manifestação cultural para receber benefícios

Lei foi sancionada pela Presidente
A lei reconhece a música gospel como cultura e os eventos a ela relacionados, exceto os promovidos por igrejas

A música gospel já é reconhecida como manifestação cultural para fins de recebimento de benefícios pela Lei Rouanet. A formalização foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira, 10, após a sanção da presidente Dilma Rousseff.

A nova lei reconhece como manifestação cultural "a música gospel e os eventos a ela relacionados exceto aqueles promovidos por igrejas". O dispositivo permite, por exemplo, que Padres, cantores, pastores e parlamentares que se apresentam e fazem shows gospel possam receber apoio financeiro de empresas por meio de mecanismos de incentivo.

A lei reconhece a música gospel como cultura e os eventos a ela relacionados, exceto os promovidos por igrejas.

O reconhecimento da música gospel foi proposto no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 27/2009, do ex-deputado Rodovalho, aprovado no Plenário do Senado em dezembro passado. Na justificação do projeto, o autor destacou que a música gospel, oriunda da tradição norte-americana, tem se disseminado no Brasil, em eventos de grande porte com grande participação de jovens.

Fonte: O POVO Online

9 de janeiro de 2012

Novo projeto gráfico do portal Lagoinha.com by Quartel Design [Case de Sucesso]

No portfólio da Quartel Design foram somados, ao longo desses anos de trabalho, grandes e referenciais projetos para o mercado gospel. Entre eles, o mais novo projeto gráfico de alto calibre desenvolvido: o Lagoinha.com. Portal de notícias da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte (MG), igreja que há 54 anos têm inspirado o Brasil e as nações nas suas diversas áreas de atuação. Com quase 50 mil membros e o objetivo de conquistar 10% de Belo Horizonte para Jesus até 2020, a Lagoinha tem chegado a lugares longínquos. Pessoalmente e pela internet. Prova disso, é que o portal Lagoinha.com registra acessos nos cinco continentes do globo, inclusive nas nações fechadas para o evangelismo.

O Lagoinha.com foi ao ar na Internet pela primeira vez no dia 29 de junho de 2001 com o slogan “Mais que um portal, a sua igreja na Internet”. O portal já foi vencedor de vários prêmios nas categorias “Religião” e “Site Regional em Minas Gerais”. Em 2012, ano em que o site completará 11 anos no ar, um novo conceito gráfico foi desenvolvido pela Quartel Design. Lançado na primeira segunda-feira do ano (2/1/12), os objetivos principais da Lagoinha, de comunicar a igreja e de evangelização, foram preservados, mas com um layout completamente novo.

O pastor Charles Campos, líder do Ministério de Comunicação da Lagoinha, explica o que motivou a mudança e a razão da escolha da Quartel para desenvolver o novo projeto: “A Quartel Design já faz parte da história do Lagoinha.com, e isso contou muito. Particularmente, digo que a Quartel continua sendo parte do portal a distância. Nesse caso, pessoas competentes, cristãs e apaixonadas pela igreja se tornaram fatores positivos nessa escolha, pois vejo que o testemunho prevalece ao lado do profissionalismo. Não considero uma mudança, mas sim um retorno a projetos que sonhávamos em executar. Ao mesmo tempo é uma mudança porque agora a Comunicação da Lagoinha não se resume a apenas ao portal. Sua atuação é muito maior.”

Representante da Comunicação de uma das maiores igrejas do país, ele fala sobre a importância de iniciativas como essas para a evangelização dos povos e a aproximação da igreja com seus membros: “Lagoinha é uma inspiração. E isso é uma grande responsabilidade para nós. A comunicação em igreja é um grande desafio, é necessário muita sabedoria para transmitir a mensagem de Cristo com imparcialidade. Acredito que ser um ótimo profissional não é o bastante para atuar nessa área. Digo isso porque algumas matérias e projetos são simplesmente fruto de uma vida de oração e intimidade com Deus. Ele é o verdadeiro gestor, sem demagogia. Às vezes não temos nada e, de repente, Deus nos direciona a algo espetacular. Assim, Ele comanda, somos simples servos adotados como filhos, desempenhando a função de comunicadores. Que as igrejas entendam isso e utilizem a comunicação para crescimento pessoal de seus membros e comunidade.”

Charles Campos enaltece a equipe que cuida do portal: “Temos uma equipe na Comunicação que ama o que faz, assim vejo que o portal é resultado do desejo de cada um para reconquistar nosso espaço na mídia eletrônica.” Quanto ao que os internautas podem esperar, ele responde: “O Lagoinha.com volta a ser referência de notícias relevantes para o cristão, maior interatividade com a Igreja Bastista da Lagoinha, um espaço voltado para a vida cristã com o propósito de fortalecer a fé daqueles que amam e servem a Jesus. Muita coisa ainda está por vir em 2012.”

E como as maiores conquistas também envolvem desafios, ele diz: “Precisamos colocar todos os ministérios da Lagoinha no portal, o que é um grande desafio. Em breve, cada ministério terá seu espaço no Lagoinha.com. Por meio de um hotsite, sonho em proporcionar interação direta com os pastores e obreiros. Acredito que até aconselhamentos, em alguns casos, será possível. Enfim, temos muito ainda para realizar, mas vamos por etapas.”

Quanto ao resultado do novo projeto gráfico do Lagoinha.com by Quartel Design, Charles Campos ressalta: “Estou muito feliz. Ainda não consegui ir pessoalmente à Quartel para dividir com todos o que têm chegado a mim. Ficou muito próximo do que idealizamos. Estou feliz, muito feliz. Hoje, trabalhamos para o portal com muito  empenho.” Com gratidão, ele finaliza: “Agradeço muito a Deus pela equipe que temos, pessoas que compreenderam a importância da unidade por meio de Jesus. Isso nos têm levado ao sucesso.”

Mateus Neves, Sócio-Diretor e líder do Departamento de Web da Quartel, responsável direto na execução do novo projeto do Lagoinha.com, conta como foram os quase cinco meses de trabalho e outras novidades. Confira entrevista!

Quartel Design: Você faz parte da história do portal Lagoinha.com desde o início. Explique como começou essa história.
Mateus Neves: Comecei a trabalhar no Lagoinha.com como voluntário em 2001, logo que saiu a primeira versão do site. Eu já gostava muito de trabalhar com design e desenvolvimento. Foi no Lagoinha.com que comecei a desenvolver meu conhecimento sobre internet e design, por isso significou muito para mim. Trabalhando no Lagoinha.com ainda participei da criação de umas três novas versões do site.

Quartel Design: Agora, depois de algumas mudanças ao longo de quase 11 anos de Lagoinha.com, a Quartel Design fica com a responsabilidade de conceituar o novo projeto gráfico do portal. O que isso significa para você?
Mateus Neves: Quando surgiu esse novo projeto para executarmos na Quartel, até brinquei com o pessoal falando que o Lagoinha.com me perseguia aonde eu fosse (risos). Recebi a notícia com muito entusiasmo, pois eu estaria responsável por projetar mais uma versão do portal Lagoinha.com, e dessa com uma grande carga de experiência em desenvolvimento web que eu poderia aplicar nesse novo projeto.

Quartel Design: Explique o que vocês pensaram para esse novo projeto.
Mateus Neves: A ideia principal foi otimizar o conteúdo do portal. Por ter muito conteúdo, queríamos apresentá-lo de uma forma que facilitasse o uso por parte dos internautas que acompanham o Lagoinha.com. O segundo tópico da mudança foi o design, queríamos algo mais limpo para valorizar bem o conteúdo e também proporcionar uma aparência bem agradável aos olhos tanto para a leitura como para a visualização de todo seu conteúdo. Outro ponto importante foi trazer a funcionalidade das redes sociais e abrir espaço para comentários dos internautas para que se crie uma interação forte entre o Lagoinha.com e seus visitantes.

Quartel Design: Com base em quais recursos fundamentou o conceito do novo Lagoinha.com?
Mateus Neves: Primeiro, apresentamos algo bem diferente do anterior, a base de conceito do novo Lagoinha.com foi valorizar o conteúdo e facilitar a navegabilidade dentro do que o portal oferece. Como, por exemplo, a busca de conteúdo com mais opções, mais formas de compartilhar o conteúdo do portal e a participação dos visitantes por meio de comentários.

Quartel Design: O novo site da Lagoinha foi feito 100% em Wordpress. Quais os benefícios dessa ferramenta tanto para as pessoas que vão acessar o portal como para a administração interna do site?
Mateus Neves: Atualmente, o Wordpress, que chamamos de Sistema Gerenciador de Conteúdo, já está muito consolidado no mercado. Cada vez mais vem ganhando espaço por ser uma ferramenta desenvolvida dentro dos padrões atuais web e por ter uma interface que foca em usabilidade, o que facilita muito para o uso de quem vai gerenciar o conteúdo. E além do Wordpress ser uma ferramenta de Código Aberto em que podemos criar novas funcionalidades quando necessitamos, existe uma empresa grande por trás desse sistema que trabalha diariamente para tornar o sistema melhor e mais seguro.

Quartel Design: O site foi dividido em quatro menus principais que destacam NOTÍCIAS, VIDA CRISTÃ, IGREJA e VÍDEOS, por quê?
Mateus Neves: Essa foi a solução para otimizarmos o conteúdo do portal, pegamos todas as categorias que existiam no site anterior e as separamos em grupos colocando cada uma no grupo que se relacionava mais. Por exemplo, em Vida Cristã, condensamos a Bíblia Online, os Artigos, E-books e tudo que é ligado diretamente ao cotidiano do cristão, para o crescimento da caminhada cristã. Em Igreja, colocamos todo conteúdo que é diretamente ligado à Igreja Batista da Lagoinha e assim por diante. A ideia era de facilitar a busca de conteúdo no novo site.

Quartel Design: Qual a importância para uma igreja tão grande como a Lagoinha de oferecer um portal e mídias sociais que comuniquem a igreja (com notícias da própria igreja) e a Igreja do Senhor (por meio de conteúdo para crescimento espiritual dos cristãos)?
Mateus Neves: Na época de Jesus, eles utilizavam todos os meios que tinham para divulgar a Palavra de Deus, como cartas, viagens de barco, viagens a pé etc. E hoje, em nosso tempo, precisamos fazer a mesma coisa utilizando todos os meios que dispomos, tais como, internet, rádio, televisão, entre tantos outros. É importante que usemos cada meio aproveitando seus recursos ao máximo, pois o objetivo final é de levar a informação para o maior número de pessoas.

Quartel Design: Deixe uma mensagem para os nossos leitores acessarem e conhecerem o novo portal Lagoinha.com
Mateus Neves: O retorno que tivemos até agora de quem já acessou o novo Lagoinha.com foi ótimo. Se você está acessando pela primeira vez, quero que saiba que o objetivo principal é proporcionar para você um ótimo conteúdo de forma clara e objetiva e incentivar sua participação nesse novo site. Então, se gostou de um artigo ou um vídeo ou uma mensagem, sempre deixe seu comentário e divulgue nas suas redes sociais como o Twitter, Facebook e outros meios, para que outras pessoas também tenham o conhecimento desse conteúdo.



Fonte: Quartel Design